top of page

O que esperar em relação aos números consolidados de Roubo de Cargas no Brasil em 2021

Atualizado: 24 de mar. de 2022


Os números consolidados sobre Roubo de Carga a nível nacional com referência 2021 ainda não foram divulgados, mas, com base nas informações divulgadas pelas Secretarias de Segurança públicas de alguns Estados, fizemos uma estimativa relacionando as informações com a nossa coleção de dados. Esta reúne números oficiais desde 2002.


Veja a análise do ano anterior publicada nesse artigo.


Verificamos em SSP que os números anteriormente divulgados sobre os roubos de carga em 2021 no Estado de SP estavam errados e a menor com 4524 casos, pois o número real é de 6529 casos, então, apontam elevação de 10,3% em comparação com o ano anterior (5918 casos), enquanto os números do Estado do RJ, com 4521 casos, apontam retração na ordem de 9,33%.


Houve 14.159 roubos de carga registrados no Brasil em 2020, ou seja, um roubo de carga a cada 37 minutos e, para o acumulado de 2021, estimamos cerca de 11400 casos. Nesta linha, teríamos uma retração de cerca de 20% em relação à 2020.


Mesmo com o movimento de queda no índice de roubos observado nos números do país ano após ano, a prática criminosa continua sendo grande ofensora para empresas do setor produtivo e de logística. No último levantamento realizado, os prejuízos diretos das empresas com roubos e furtos de carga acumulou em um ano o montante de R$ 1,25 bi, ou seja, cerca de 0,02% do PIB.

Além das perdas sofridas e na tentativa de evitá-las, as empresas precisam ainda investir em Gestão de Riscos, com utilização de tecnologias, contratação de pessoas e serviços, além de seguros e adequações nas operações que podem impactar na produtividade e rentabilidade.




Vamos aguardar os dados consolidados para atualizar a nossa coleção de dados e gráficos comparativos.


Para acompanhar as principais notícias ligadas à gestão de riscos, participe do grupo de WhatsApp do Fórum de GR no formato newsletter. Se increva aqui.


 

Os Autores:


Leonardo Cerqueira




Co-fundador e administrador do FÓRUM DE GR


Risk Manager na Ativa Logística.




MBA em Gestão de Riscos Corporativos pela FGV e graduado em Logística, com mais de 15 anos de experiência em Gerenciamento de Risco, Logística, Segurança Empresarial e Processos.





Fabrício Souza





Coordenador de Riscos na Total Express.

Co-fundador e administrador do Fórum de GR.




Formado em Logística com especialização MBS em Gestão de Riscos Corporativos e Certificação Profissional em Gestão de Riscos.



578 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Apoiadorestxt.jpg
bottom of page