GESTÃO ANTES DE GESTÃO DE RISCOS
- Fabrício Souza

- 12 de jan.
- 3 min de leitura

Quem trabalha com gestão de riscos, seja há muito ou há pouco tempo, sabe que é um mercado com constantes desafios, que requer planejamento, revisões de todos os processos e muita aplicação de planos de ação e mudanças.
Quando se insere a profissão na cadeia logística, as exigências são multiplicadas. As mudanças mercadológicas, os ofensores, o dinamismo das operações e todo o complexo inter-relacionamento da cadeia fazem com que cada dia ofereça novas demandas para a área de gestão de riscos.
Vimos no primeiro artigo desta série (link) que a nova era do mercado de trabalho apresenta tendências e exigências muito claras quanto às capacidades profissionais da gestão.
Ouço com muita frequência em rodas de familiares, amigos e colegas que o mercado está mudado, que o perfil da mão de obra está mais difícil (do ponto de vista dos gestores). Mas, se isso é um consenso, temos também que admitir que a gestão deve mudar.
Como lidar com perfis diferentes de profissionais sem estar preparado?
Antes de mais nada, é necessário aprender a identificar essas mudanças, lidar com elas e se preparar para assumir novas posturas e adquirir novos conhecimentos e habilidades.
Uma característica que sempre esteve presente em líderes, desde os tempos das cavernas, é a curiosidade em aprender novas técnicas e de ser pioneiro em ações — ou seja, agir antes dos concorrentes, antes dos demais membros da própria comunidade. Afinal, quem chega primeiro ao rio, bebe água limpa.
No segundo artigo (link), aprofundamos esta discussão apresentando sugestões de como agir em momentos específicos, como crises. Não existe comportamento perfeito e infalível para resolver crises e situações conflituosas, mas saber identificar e se posicionar vai fazer com que você se destaque como profissional e como pessoa madura. Nem todas as crises são evitadas, mas como você sai delas remete ao legado que você pode proporcionar para o setor, para a empresa e até para o mercado.
Mas o que destaco de forma mais abrangente e muito enfática é: não existe gestão de riscos onde não existe gestão.
Gestão de riscos, normalmente, é uma área ou departamento dentro de uma companhia que produz algum outro produto ou serviço como finalidade. Também pode ser o core business da empresa quando se trata de uma consultoria ou gerenciadora, por exemplo. Mas, de uma forma ou de outra, o GR é uma área de apoio para que a empresa ou cliente possa entregar seu produto de maneira eficiente, minorando impactos negativos sobre o negócio e sobre a comunidade onde está inserido.
Mas por que a provocação, então?
Se uma empresa não tem uma gestão estruturada, com planejamento estratégico, posicionamento claro, valores, papéis e responsabilidades bem definidos, a gestão de riscos não será real. Será apenas para cumprir alguma obrigação, mas não promoverá resultados que auxiliem no crescimento da empresa.
E agora vamos ao profissional. O gerente de riscos é uma posição importante nas empresas onde ela existe, mas muitas vezes é o topo da área. Há poucas empresas que oferecem cargos em gerenciamento de risco maiores do que gerente.
Logo, se você pretende continuar crescendo na carreira, deve adquirir conhecimentos fora da "sala do GR". Alguns que posso destacar:
▶️Comunicação Assertiva
▶️Liderança e Inteligência Emocional
▶️Visão Sistêmica
▶️Adaptabilidade
▶️Tecnologias Emergentes
Ser um profissional referência e com constante crescimento em qualquer área requer que você tenha habilidades além das requisitadas para a sua posição atual.
Ser um especialista técnico é o que te coloca no jogo, mas ser um gestor completo é o que te mantém no topo. O desafio está lançado: saia da zona de conforto do GR, entenda o negócio como um todo e desenvolva as habilidades de liderança e estratégia que o mercado tanto clama.
📌 Lembre-se: a gestão de riscos protege o valor da empresa, mas é a gestão de excelência que o cria. Quem compreende essa dualidade deixa de ser apenas um executor de processos para se tornar um pilar indispensável na construção do futuro de qualquer organização.
📍 Eu faço um convite: seja um gestor de riscos nível AA! Um profissional que entende, pratica e se antecipa às mudanças mercadológicas. Que se relaciona em alto nível e que constrói legado.
Participe da próxima turma da imersão GRAA do Fórum de GR. Aprenda com referências no mercado (de GR e de fora dele) e faça networking com as feras do GR.
Para você que leu até aqui eu deixo ainda um presente. Utilize o cupom IMERSAOFGRAA na página de inscrição, na etapa de pagamento e garanta 🔖 15% off.
👉 Inscreva-se aqui e comece agora sua jornada de evolução como líder.





Comentários