top of page

Saúde: questão de segurança viária


Já parou pra pensar quais são as principais doenças que acometem os motoristas de caminhão?




Além dos perigos da estrada, que com frequência temos notícias na rede de informações do Fórum de GR, como roubos e acidentes, as condições de trabalho do profissional do volante também o levam a outras exposições diárias. A condução de caminhões é uma profissão exigente que muitas vezes requer longas horas na estrada e longos períodos de descanso, sendo que este segundo raramente ocorre.


Como resultado, os caminhoneiros podem estar correndo um risco maior de desenvolver certas condições desfavoráveis de saúde.


Buscaremos destacar as principais doenças que os caminhoneiros devem estar atentos e dicas básicas para preveni-las.


1. Obesidade: Devido às longas horas sentadas e oportunidades limitadas para atividades físicas, os motoristas de caminhão correm um risco maior de obesidade. Pode levar a vários problemas de saúde, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e apnéia do sono.


2. Doenças cardiovasculares: Os caminhoneiros também correm maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, que podem ser atribuídas a uma combinação de fatores como dieta inadequada, falta de atividade física e estresse.


3. Diabetes: O diabetes é outra grande preocupação de saúde para os motoristas, pois ser sedentário por longos períodos de tempo e consumir alimentos insalubres de paradas de caminhões e restaurantes de "fast food" aumenta o risco de desenvolver o diabetes tipo 2.


4. Dormir desordenadamente: Devido a um horário de trabalho irregular, os motoristas de caminhão podem sofrer de privação do sono e dificuldade em adormecer, sofrendo fadiga, irritabilidade e falta de concentração. Isto pode levar a um risco maior de desenvolver distúrbios do sono como insônia, apnéia do sono e síndrome das pernas inquietas.


5. Pressão e Colesterol: Ficar sentado no caminhão por um longo período, hábitos alimentares insalubres, estresse e falta de atividade física podem levar a hipertensão arterial, níveis altos de colesterol e outros problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames cerebrais.


6. Estafa mental: Longos períodos longe da família e amigos, horários de trabalho estressantes e a pressão de cumprir prazos apertados de entrega podem contribuir para a ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental.


É essencial que os motoristas monitorem sua saúde regularmente e façam as mudanças de estilo de vida necessárias para evitar essas doenças.


Muitas empresas possuem programas de orientação e atendimento médico para seus funcionários caminhoneiros, além de controle de jornada e outras condições que auxiliam este profissional a ter uma rotina mais saudável. Mas esta é a realidade apenas para uma pequena parcela do mercado de trabalho.


No Brasil, 77,6% dos caminhoneiros são autônomos (mais de meio milhões de profissionais) segundo a ANTT. Este perfil é justamente o que conta com menos recursos para manter uma rotina de trabalho equilibrada e cuidados com a saúde.


Em conclusão, a natureza de seu trabalho torna os motoristas de caminhão propensos a várias questões de saúde e é crucial difundir a conscientização e promover hábitos de vida saudáveis para reduzir seu risco de desenvolver essas doenças graves.


Este fundamental fator humano também precisa ser observado no programa de Gerenciamento de Riscos das empresas do ramo logístico, uma vez que toda operação que tenha algum trecho rodoviário depende da ação direta do motorista de caminhão, que deve estar em condições de executar suas tarefas com segurança.


 

Quais são os fatores humanos da gestão de riscos no seu ramo de atuação? Venha debater o tema no III Encontro Presencial do Fórum de GR.

 

O Autor:


Leonardo Cerqueira


Co-fundador e administrador do FÓRUM DE GR.


Risk Manager na Ativa Logística.


MBA em Gestão de Riscos Corporativos pela FGV e graduado em Logística, com mais de 15 anos de experiência em Gerenciamento de Risco, Logística, Segurança Empresarial e Processos.

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Apoiadorestxt.jpg
bottom of page