top of page

CASE DE SUCESSO: Centro de Segurança Integrada de Guararema-SP

Em abril deste ano a cidade de Guararema, localizada próximo ao Vale do Paraíba no estado de São Paulo, ganhou fama internacional em função de uma tentativa frustrada de roubo a bancos, que chamou a atenção de autoridades e da mídia.


Graças às ações de inteligência e integração das forças de segurança pública, o ataque criminoso foi frustrado resultando no confronto da PM com a quadrilha, onde 11 criminosos acabaram mortos.


Apesar do sucesso da equipe da ROTA no enfrentamento à quadrilha, o que mais chamou a atenção do FÓRUM DE GR foi o resultado das ações de inteligência que ocorreram antes, durante e depois do ataque.


Toda a ação foi monitorada e controlada pelo CSI – Centro de Segurança Integrada, uma central operacional que responde diretamente à Secretaria de Segurança do município de Guararema. O CSI, que conta com modernos recursos de monitoramento, é o cérebro das ações na cidade, mantendo contato constante com a Polícia Militar local e das cidades vizinhas, Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil, Departamento de Trânsito e demais órgãos públicos.


Desta forma, além da segurança pública o sistema está preparado para auxiliar em todo o planejamento urbano.


A estrutura montada conta com rede de fibra ótica dedicada, câmeras IP de longo alcance, softwares de integração e análise de dados, leitura de placas, servidores de alta capacidade de armazenamento e processamento, além de recursos humanos altamente especializados.


CSI Centro de Segurança Integrada Guararema
Monitoramento do CSI

Tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente o CSI, onde fomos recebidos pelo Secretário de Segurança Edson Moraes e sua equipe. Nesta visita vimos de perto operações sendo coordenadas pela central que hoje é visitada constantemente por lideranças da segurança pública de todo o país em busca de benchmarking.


O trabalho do CSI ficou conhecido após o caso de roubo a banco em 4 de abril, mas a central existe a quase 3 anos e, de acordo com informação da Secretaria de Segurança, teve atuação direta e em tempo real em mais de 600 ocorrências e desde a implantação os índices de criminalidade vem caindo ano a ano.


Para o Secretário Edson, o CSI é o elo de ligação entre as polícias Militar e Civil e a população e o resultado mais importante do departamento é a sensação de segurança que a população tem desde o início das operações.


Sobre a ocorrência de tentativa de roubo aos bancos da cidade, ele diz que o timing da ação foi o fator chave para o sucesso da operação policial.


“ Se não fosse esse trabalho de inteligência nós seríamos mais uma vítima da ação da criminalidade ”


Para os gestores de segurança na área de transportes a boa notícia é que a Secretaria de Segurança de Guararema está expandindo sua área de monitoramento e em parceria com a Concessionária que administra a rodovia e a Polícia Militar poderá integrar o monitoramento do trecho da rodovia que corta o município ao seu sistema de inteligência.


Nessa linha o projeto tem também o apoio do FÓRUM DE GR!

Por entendermos ser um padrão exemplar, verificaremos quais as formas de, com o nosso apoio, expandi-lo para os demais pontos de interesse.


O Secretário Edson Moraes estará conosco no 1º Encontro do FÓRUM DE GR, onde poderá falar de suas experiências para os demais gestores de segurança membros do grupo.


CSI Guararema
Leonardo Cerqueira, Sec. de Segurança Edson Moraes e Fabrício Souza em visita ao CSI.

268 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Apoiadorestxt.jpg
bottom of page