top of page

1º Encontro do Fórum de GR

Atualizado: 5 de set. de 2019


Os organizadores Fabrício Souza, Leonardo Cerqueira e Angélica Viegas

Criado para suprir a ausência de diálogo na área de Gestão de Riscos, o Fórum de GR, ao longo de seus quase três anos de existência, tomou proporções que nem mesmo os criadores esperavam. O grupo onde são trocadas informações e experiências profissionais continua crescendo e agregando grandes lideranças do setor.


No dia 16 de agosto, foi realizado em São Paulo o 1º Encontro Presencial do Fórum de GR, evento que reuniu mais de 250 executivos de empresas como Seguradoras, Corretoras, Gerenciadoras de Risco, Operadores Logísticos, entre outras.


A proposta do evento era de promover a interação entre membros do grupo e convidados, discutindo temas relevantes e através de dinâmicas que proporcionassem experiências colaborativas.


Com quatro palestras de temas variados, porém com perfeito alinhamento entre si, foram realizadas provocações aos espectadores, de modo que cada profissional pôde fazer as ligações do tema em discussão com sua vivência profissional e pessoal.


PALESTRAS


Haroldo Fonseca, especialista em engenharia de segurança contra incêndio, abordou o tema de Cultura de Gestão de Riscos e propôs reflexões aos presentes. Citou alguns exemplos de fragilidades em sistemas de segurança, sobretudo quanto à prevenção contra incêndio:


Haroldo Fonseca provoca o público no 1º Encontro do Fórum de GR

“É um segmento que ninguém leva a sério no Brasil. São Paulo por exemplo, que é referência em práticas contra incêndio, possui vários lugares com segurança precária”.


Outro assunto em evidência e que foi abordado é a Lei Geral de Proteção de Dados.

O consultor especialista em Segurança da Informação Edison Fontes apresentou os benefícios que a lei traz para os consumidores e as obrigações e cuidados que as empresas devem implementar para atuar sem cometer infrações e ficarem sujeitas a penalidades.


Edison Fontes responde à perguntas sobre LGPD

“Os dados do consumidor serão preservados com mais segurança. As empresas, portanto, terão de se adaptar”.


O terceiro painel, apresentado pelo Secretário de Segurança Edson Pinto Moraes, mostrou um case de sucesso onde, além de alta tecnologia aplicada, processos de integração entre o Poder Público, o Setor Privado e a População resultaram em queda significativa na criminalidade de forma geral e melhorou a sensação de segurança do Município de Guararema,


Edson Moraes apresenta o case de sucesso do município de Guararema
“Conseguimos implementar um sistema e fechar o município. Entretanto, fazer na cidade grande é difícil, devido ao tamanho territorial. É necessário, nesse caso, segmentar esses lugares, instalando câmeras em pontos estratégicos”



A última palestra foi focada na área comportamental da gestão de riscos. O psicanalista Renato Basso apresentou um trecho de um método de treinamento utilizado pela Disney, focando nos hábitos de segurança. Falou ainda em como o mindset de profissionais e das empresas se relacionam e como isso afeta processos e também a carreira do profissional de Gestão de Riscos.


Renato Basso analisa o perfil comportamental de profissionais e empresas

“A atuação não segura está baseada em um comportamento humano e a mudança de comportamento é um processo muito difícil”.


TEAMWORK


Além das palestras, o evento trouxe uma dinâmica onde os participantes tiveram que atuar em conjunto, colocando em grupos pessoas de diversas empresas e áreas de atuação.


Questões como liderança, trabalho em equipe e gestão de projeto ficaram em evidência com essa atividade.






HAPPY HOUR


Ao fim dos trabalhos, os participantes puderam continuar o networking de forma descontraída em um happy hour com música ao vivo, petiscos e boa bebida.


O Evento ainda contou com sorteio de cursos na área de gestão de riscos fornecidos pelo Portal da Gestão de Riscos e Brasiliano Interisk, instituições com prestígio no mercado da gestão de riscos.


CONFIRA O DEPOIMENTO DE ALGUNS PARTICIPANTES

"Um evento diferenciado em vários aspectos, inovador e surpreendente. Excelente!"

"O evento foi ótimo! Um importante marco para a área de GR no Brasil"

"Sugestão de temas: contratação de motoristas autônomos , medidas de prevenção a roubos de cargas, Responsabilidade do seguro ambiental e prevenção"

"Acho que poderia ter rodada de negócios (round table) caso achassem pertinente"

"Evento excelente. a parte do Game foi sensacional para a integração das pessoas"

"Parabenizo todos da equipe técnica, equipe da produção, organizadores e palestrantes, realmente conseguiram trazer e transmitir de uma maneira simples e direta um pouco do conhecimento e suas estratégias"




Para a maioria das pessoas que responderam à Pesquisa de Satisfação, o evento superou as expectativas do público.


92% dos entrevistados disseram que iriam em uma próxima edição do Encontro do Fórum de GR.




O QUE VEM POR AÍ?


O Fórum de GR mantém suas atividades nos grupos de mensagem e neste site, buscando a boa comunicação dos profissionais do mercado e trazendo, cada vez mais, conteúdo exclusivo e opinião de especialistas. Acompanhe nossas novidades e participe do Fórum de GR!


Veja mais fotos do evento na página EVENTOS (clique aqui).






Fotos: Daniela Faluchi

Entrevistas: Sérgio Vitor - Revista Seguro Total

.


303 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Apoiadorestxt.jpg
bottom of page